Por que obras atrasam? Os desafios do gerenciamento de projetos nos dias atuais



Se você se pergunta o motivo pelo qual não consegue entregar ou receber sua obra no tempo previsto ou então porque sua obra está custando muito mais do que você esperava, presta atenção nessas dicas e saiba como não errar no seu próximo projeto.

Hoje nós vamos falar um pouco sobre os desafios que encontramos no nosso dia-a-dia quando o assunto é Gerenciamento de Projetos, e quando falamos de gerenciamento, estamos falando desde o planejamento até a execução, ok?


Infelizmente, muitas empresas da indústria da construção civil não dão tanta atenção ao gerenciamento de projetos como deveriam, nós escutamos todas as justificativas possíveis, desde de “Nós não temos tempo e/ou dinheiro para isso” até “Gerenciamento é perda de tempo”. Um agravante deste cenário é que esse mesmo cliente, que desdenha do gerenciamento de projetos, é o mesmo que vai solicitar a obra com prazos e orçamentos quase inexequíveis e é neste momento que as coisas começam a dar errado.


Nesta fase da negociação, empresas que estão iniciando seus primeiros projetos, profissionais sem muita experiência ou sem a supervisão de um gerente de projetos tende a fazer um “planejamento mental”, é uma especie de MS Project virtual, que dura poucos minutos onde ele tenta achar justificativas mirabolantes para aceitar a empreitada e então ele assina o contrato, e fazer isso, meus amigos, é pedir para ter problemas. Portanto tomem muito cuidado em casos como esses, se não se sentir seguro ou se não souber como executar o serviço, não aceite, pois lá no futuro o culpado por todo e qualquer problema será seu.


Veja bem, independente do tamanho do projeto que você  vá executar, independente do orçamento disponível todo e qualquer projeto, sem excessão de tamanho, verba ou prazo final TEM DE SER PLANEJADO E GERENCIADO.


O que ocorre na pratica é o seguinte, na correria do dia a dia do escritório sabemos que tempo é algo muito valioso então nós procuramos otimizar ao máximo o tempo dedicado ao planejamento, aqui na URBON por exemplo, adotamos o trabalho em grupo. Projetos curtos e de baixa complexidade exigem um planejamento mais rápido, algo que com uma boa garrafa de café e a equipe técnica reunida nós fazemos em um dia apenas. A medida que os projetos vão ficando mais complexos, multidisciplinares e com custos mais elevados vão necessitar de maior prazo para elaboração, isso pode durar semanas ou meses.


De regra geral, podemos dizer que o sucesso de seu projeto está diretamente ligado ao quanto você planejou, ou seja, o tempo necessário dedicado aquele projeto em especifico e também ao comprometimento e envolvimento da sua equipe.


Mas agora, vamos falar um pouco de como fazemos aqui na URBON para gerenciar nossos projetos e como você poderá usar isso a seu favor e ser mais assertivo, e se você for contratar alguém, poderá entender como a empresa que você está contratando vai gerenciar a sua obra e se ela não tiver nenhum plano de gerenciamento, troque de empresa.


 ponto que priorizamos e vamos destacar é o bom e velho trabalho de equipe, mas como assim?

Quando todos os integrantes da equipe estão envolvidos é mais fácil “visualizar” o que será executado lá na frente.


Todos os participantes podem interagir e contribuir para o projeto, isso gera um maior engajamento da equipe e a sensação de estar fazendo a diferença, o colaborador se sente útil e entende sua importância para o sucesso do projeto.


A tomada de decisão é feita com a presença e participação de todos de maneira multidisciplinar. É importante ficar claro que quanto mais “multidisciplinar” for a reunião para o planejamento maior será as suas chances de sucesso, portanto é importante ter ao seu lado, o mestre de obras, o encarregado, o arquiteto, o técnico, o engenheiro, o estagiário, o gerente e quanto mais pessoas você tiver ao seu alcance pois todas as profissões são importantes e cada uma delas lida com problemas pertinentes ao exercício de sua função e por isso tem a capacidade de antever problemas que talvez você não seja capaz de visualizar no momento.

A tomada de decisão em conjunto diminui a necessidade de grandes intervenções durante a execução. Veja bem, problemas sempre irão existir e isso faz parte do nosso cotidiano, mas quando você planeja em equipe e cada um sabe exatamente o que vai ser feito em cada etapa do processo, os problemas que surgem geralmente são resolvidos sem grandes impactos.


Você reduz seu tempo em reuniões e apresentações de planejamento, custos e cronograma para sua equipe, afinal, todos já sabem o que será feito, como será feito, em quanto tempo e em qual custo.


Bom, essas nossas dicas são simples porém valiosas e funcionam muito bem para nós, de forma prática e bem resumida é assim que trabalhamos aqui na URBON Engenharia. Se você tem uma empresa ou se é estudante à procura de informação, fiquem a vontade de nos enviar uma mensagem que será um prazer respondê-los, afinal esse é o intuito do nosso BLOG.


Agora se você já faz o planejamento mas não consegue obter os resultados esperados ou se você planeja sozinho seus projetos, analisa o que você pode melhorar com as nossas dicas.



Você pode saber mais sobre nós no Instagram ou na nossa HomePage

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Como o ESTOICISMO pode impulsionar sua carreira na construção civil