Como o ESTOICISMO pode impulsionar sua carreira na construção civil

Se você está lendo esse artigo, muito provavelmente deve estar se perguntando o que é estoicismo? O que isso tem a ver com a minha carreira?


"Caros amigos a resposta é muito mais intrigante do que se imagina. Hoje quem vos escreve sou eu, Bruno Ricardo, sou engenheiro civil aqui na URBON e como um ESTOICO nato vou falar um pouco de como um pensamento filosófico datado de 300 a.c me ajudou e ainda ajuda nas tomadas de decisão, escolhas pessoais, profissionais, etc”



Quando falamos sobre carreira profissional imediatamente nossa mente nos submete aos pensamentos matemáticos de cálculo diferencial e integral, diagrama de esforços, equações e mais equações das mais complexas possíveis e esquecemos que somos, antes de tudo, pessoas. 

Por natureza temos medos, angústias, maus hábitos e somos majoritariamente procrastinadores. Se eu fosse perguntado e tivesse que descrever uma única função, algo que pudesse transmitir a essência do que fazemos, certamente eu diria que nós resolvemos problemas. 

Agora, mentalizem com bastante sinceridade, em que parte do nosso processo de formação pessoal e social, da nossa jornada acadêmica,  seja no curso técnico, no estágio, na graduação ou até na pós graduação, somos preparados para lidar com as frustrações e responsabilidades que nossa vida e carreira exigem de nós todo santo dia?

Vamos usar alguns casos reais para exemplificar; imagine você, um estudante universitário que acaba de concluir a graduação, você cruza uma linha importante na sua carreira, ontem você fazia parte de uma turma na faculdade e hoje você tem um diploma em mãos atestando para os devidos fins que à partir de agora você é um profissional e pode gozar de suas atribuições legais, fará parte de um conselho de classe que fiscalizará suas ações e se lançará ao mercado de trabalho junto com todos os outros profissionais da ativa.

Até aí tudo bem, dá aquele frio na barriga no começo mas é normal, isso passa! Afinal, você foi um ótimo aluno, foi dedicado, esforçado, entrou para a engenharia pois era bom em matemática e física no ensino médio e não decepcionou, dominou as regras de integração, entendeu com detalhes as leis da física, estudou as propriedades físico-químicas dos materiais, sabia só de olhar identificar quais os diâmetros das seções transversais das barras de aço e tudo mais que lhe foi apresentado na faculdade. 

Ora, não há muito com o que me preocupar, não é?

 Nesta altura da vida, temos diversos caminhos que podemos seguir, vou me focar nos dois que são os mais comuns na minha opinião, que são: 

i) desenvolver seu lado empreendedor e abrir seu próprio negócio 
ii) se lançar no mercado privado, procurando uma vaga em uma empresa já consolidada.

E é exatamente nesse marco temporal das nossas carreiras que a falta de um conhecimento filosófico nos engessa, é nesse exato momento que percebemos que nossa carreira é uma relação entre expectativa x frustração constante. 

Aquela mesma pessoa que sabia resolver problemas de engenharia com facilidade na graduação, está agora de pé em um edifício em construção fazendo a conferência da armadura de uma laje, cabe a você a responsabilidade de garantir que a estrutura esteja nas condições perfeitas para ser concretada, o caminhão de concreto já está estacionado do lado de fora da rua e você precisa acabar sua conferência o mais rápido possível para que o concreto não "vença", seu telefone toca dentro do seu bolso e é sua própria empresa, lhe perguntando por que cargas d'água a concretagem ainda não iniciou.

Eu já passei por isso diversas vezes e acreditem, é assustador! O medo te consome, nós perdemos a racionalidade, não temos coragem de assumir nossas fraquezas, temos medo de falar que não sabemos como lidar com um problema, afinal, posso perder meu tão sonhado emprego, posso demonstrar que não era tão bom quanto eu pensava e por outro lado tenho minha responsabilidade técnica, de garantir que as famílias ou empresas que habitarão aquele edifício tenham a devida paz e tranquilidade da estabilidade e solidez da edificação.

Além das dificuldades técnicas que eu mencionei temos diversos outros fatores: Cobrança excessiva, medo de rejeição, falta de produtividade, condições inapropriadas, desemprego, desvalorização da área, desmotivação, estagnação da carreira, procrastinação e muito mais ...

Nós como meros humanos, na maioria das vezes não somos treinados ou não estudamos questões gerais e fundamentais da nossa própria existência, não olhamos para dentro de maneira crítica e sincera e entramos num turbilhão de emoções que nos impede de direcionar o nosso foco para o que realmente é importante -> resolver o problema.

O estoicismo é uma corrente ou pensamento filosófico que defende algumas premissas que podem ser extremamente fundamentais para lidarmos com essas preocupações e frustrações nos dias atuais.

Nota do autor:  Infelizmente não sou um filósofo nem tenho propriedade para falar como tal, o que eu sei sobre o assunto foi adquirido com leitura e muita curiosidade sobre o tema ao longo desses anos e assim constatei minha afinidade com essa filosofia, e sou muito grato à esses ensinamentos.

- Foque no que depende EXCLUSIVAMENTE de você: Foque suas energias e emoções nas tarefas que você tem poder e capacidade de resolver. É preciso que você entenda o quanto antes que você somente tem controle do que depende exclusivamente de você, não desvie seu foco ou deposite preocupações nas tarefas dos outros que você não tenha poder de resolver.

- Foque na construção de virtudes:  Sim, nada mais é que ter em mente de maneira muito clara e honesta suas qualidades para desenvolver e resolver determinados problemas. Faça dessas qualidades um HÁBITO, esse é o caminho que você atingirá a EXCELÊNCIA na sua função. 

- Prepare-se para o pior: Tenham a concepção de que tudo que pode dar errado vai dar errado e esteja preparado para isso, tenha um plano, antecipe-se aos problemas que você sabe que possam surgir (os que você não sabe ou ainda não conhece, não há motivo para se preocupar, pois está fora do seu poder, lembra?). Veja bem, isso é totalmente diferente de ser uma pessoa ou tomar atitudes pessimistas, para ser mais exato, pense sempre da seguinte maneira "Espere pelo melhor mas prepare-se para o pior".

- Assimetria entre sucesso e fracasso: Sabe aquela frase irônica que escutamos muito "Quantos dias de luta faltam para os dias de glória?". Esse é o conceito de assimetria, não espere que dias melhores virão imediatamente à dias ruins, não existe essa simetria. O ensinamento que posso passar aqui é aguente firme, por vezes teremos fases em nossas carreiras em que tudo dará errado em sequência, entender o conceito dessa ASSIMETRIA fará com que você passe por isso de maneira mais satisfatória.

- Saiba lidar com as pancadas: Sim, nós "apanhamos" todos os dias e isso é inevitável, a grande questão por trás disto é, que se você se vitimizar ao ponto de achar que escolheu a profissão errada ou ter medo dos novos desafios, provavelmente isso vai te privar das vitórias e das conquistas que virão no dia seguinte.

- Não se deixe levar por emoções, sentimentos ou crenças:  Sim, isso vai tirar a sua racionalidade na tomada de decisão, vai fazer com que você se baseie em premissas infundadas e irracionais. 

- A felicidade real está no que você está vivendo agora: Para os estoicos existem dois grandes males na vida, o passado e o futuro. O passado é apenas o que você lembra, por essência não existe mais, e o futuro ainda não existe, é algo que você espera que aconteça, porém percebam que tanto o passado quanto o futuro acontecem AGORA! Você pode lembrar do que aprendeu na faculdade, mas você está lembrando agora, no presente; você pode sonhar com aquela promoção no trabalho, mas você está sonhando agora, também no presente. Para os estoicos, a plenitude da vida consiste em você atingir tal harmonia em que não haja espaço para você pensar no que aconteceu ou no que pode acontecer e focar seus pensamentos e energias no presente.

- Continue aprendendo: Epicteto disse "É impossível um homem aprender aquilo que ele pensa que sabe". Sempre busque conhecimento e se aprimore. Quando você estiver em uma situação profissional muito confortável, que não lhe trouxer dúvidas ou não despertar seu interesse em dissecá-lo, cuidado, revise seu plano e peça para um outro profissional uma opinião.

- Uma pessoa que sabe que não sabe, é mais sábia do que uma pessoa que acha que sabe, sem saber: Nós somente conseguimos aprender se admitirmos nossa ignorância. Um profissional que acha que sabe tudo, não está disposto a aprender coisas novas, NÃO SEJA ESSE CARA.

- Você faz parte de algo: Os estoicos pensavam no universo que funcionava em perfeita harmonia, vento, fauna, flora, etc. O perfeito funcionamento de tudo eles chamavam de "cosmo". Trazendo isso para nosso tema, entenda que você faz parte de uma organização, de uma família e de um grupo, portanto "Conheça a ti mesmo", saiba que você é uma engrenagem pequena de um sistema maior, se você não executar seu trabalho como deve ser feito, todo esse ecossistema entra em desequilíbrio.

- Se você se identificou com essas situações, independente de sua área de trabalho ou estudo. BEM-VINDO ao time da humanidade, isso não é só com você, não é incompetência de sua parte e você não é despreparado. Não há um de nós que não tenha passado por isso várias e várias vezes, isso é normal e está tudo bem.


Bom, os ensinamentos que, com extrema felicidade, compartilhei aqui nesse artigo são o fruto de muita leitura sobre o tema e percepções das organizações que trabalhei e instituições que estudei. Esse ensinamentos são extremamente úteis e acredito que possam lhe ajudar. 

Eu como um profissional das ciências exatas percebi que todo estudo que tive na área de engenharia, não era suficiente para lidar e tratar de problemas interpessoais e existenciais. Foi com auxílio da filosofia que consegui treinar minha mente e pensar de maneira mais crítica e analítica e isso desenvolveu minha carreira profissional exponencialmente.










Comentários